Veganismo

“Por que fazer tanta diferença, sob o ponto de vista da sensibilidade, entre os homens e os animais? (…) Por que não deveriam ter os mesmos direitos? (…) [H]ouve um tempo – lamento dizer que em muitos lugares ele ainda não passou – no qual a maior parte da nossa espécie, sob a denominação de escravos, foram tratados pela lei exatamente no mesmo pé que, por exemplo na Inglaterra, as raças animais inferiores ainda são tratadas hoje. Pode vir o dia em que o resto da criação animal adquira aqueles direitos que nunca lhes deveriam ter tirados, se não fosse por tirania. (…) Pode chegar o dia em que se reconhecerá que o número de pernas, a pele peluda, ou a extremidade do os sacrum constituem razões igualmente insuficientes para abandonar um ser sensível à mesma sorte. Que outro fator poderia demarcar a linha divisória que distingue os homens dos outros animais? Seria a faculdade de raciocinar, ou talvez a de falar? Todavia, um cavalo ou um cão adulto é incomparavelmente mais racional e mais social e educado que um bebê de um dia, ou de uma semana, ou mesmo de um mês. Entretanto, suponhamos que o caso fosse outro: mesmo nesta hipótese, que se demonstraria com isso? O problema não consiste em saber se os animais podem raciocinar; tampouco interessa se falam ou não; o verdadeiro problema é este: podem eles sofrer?”. BENTHAM, 1979, p. 63

Documentários

TERRÁQUEOS

Documentário sério, poderoso e informativo sobre o trágico e imperdoável uso que a sociedade faz dos animais não-humanos. Narrado pelo ator Joaquin Phoenix, com banda sonora de Moby, e dirigido por Shaun Monson, esse filme deve ser visto por todos para enxergar a realidade que os animais são submetidos diariamente.

DOMINION

Documentário lançado por Chris Delforce. O filme mostra as muitas maneiras pelas quais os animais são regularmente abusados. A realidade dos animais de fazenda, animais selvagens, animais de companhia, animais de entretenimento, animais de pêlo e experimentação com animais são apresentadas.

A CARNE É FRACA

A Carne É Fraca é um documentário produzido pelo Instituto Nina Rosa sobre os impactos que o ato de comer carne representa para a saúde humana, para os animais e para o meio ambiente.

COWSPIRACY

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade é um documentário que examina os impactos da pecuária e da pesca na natureza, e investiga como as organizações ambientais lidam com a questão. As organizações analisadas no documentário incluem o Greenpeace, Sierra Club, Sea Shepherd Conservation Society, Rainforest Action Network, entre outras.

Livros

O poder sexual da carne – Carol J. Adams  |  Galactolatria – o mau deleite – Sônia T. Felipe  |  Porque amamos cachorros, comemos porcos e vestimos vacas – Melanie Joy  |  Libertação animal – Peter Singer  |  Domínio: O poder do ser humano, o sofrimento dos animais um pedido de misericórdia – Matthew Scully  |  Carnelatria – Sônia T. Felipe  |  Comer Animais – Jonathan Safran Foer